Falar sobre prevenção é falar de cuidado - Outubro Rosa
- mariaeduardafreita79
- 28 de out.
- 2 min de leitura

O Outubro Rosa tornou-se um símbolo de força, união e conscientização, levando informação e esperança a milhares de mulheres em todo o mundo. O movimento, que começou como uma ação de alerta sobre o câncer de mama, hoje é uma verdadeira corrente de apoio, disseminando conhecimento sobre prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento durante o tratamento.
De acordo com o Instituto Oncoguia, atualmente estima-se que 1 em cada 8 mulheres possa desenvolver câncer de mama ao longo da vida. Por isso, falar sobre o assunto é essencial e reforça a importância de reconhecer sinais, agir com rapidez e adotar hábitos preventivos, afinal, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.


Pensando nisso, a Coopercompany, em parceria com a Unimed, promoveu no dia 28 de outubro um momento especial de conversa e aprendizado sobre o tema. A enfermeira Marina Bavaresco, da medicina preventiva, conduziu uma palestra cheia de sensibilidade e informação, reforçando que o diagnóstico precoce é a chave para salvar vidas.
Durante o encontro, Marina compartilhou hábitos simples que ajudam na prevenção, como praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro, cuidar do peso, realizar exames de rotina e conhecer o histórico familiar.
Ela também ajudou a derrubar alguns mitos que ainda cercam o tema, além de destacar o papel dos homens nessa causa. Embora raro, eles também podem desenvolver câncer de mama, mas, mais do que isso, têm um papel essencial de apoio e acolhimento às mulheres ao seu redor.

Para a Coopercompany, falar sobre saúde é também falar sobre cooperação. Cuidar de si e do outro faz parte do nosso jeito de ser, porque quando a gente compartilha conhecimento, apoio e empatia, a prevenção se torna uma atitude coletiva.




Comentários