JornadaCoop 2025 - Identidade
- mariaeduardafreita79
- há 16 minutos
- 2 min de leitura

A Jornada Identidade Cooperativista tem sido um marco no fortalecimento do cooperativismo no Distrito Federal, e em 2025 ganhou um capítulo especial. A comitiva do Sistema OCB/DF foi até o Rio Grande do Sul e reuniu representantes de diversas cooperativas para vivenciar na prática os valores e as histórias que inspiram o movimento cooperativista brasileiro.
A Jornada Identidade se integra às demais etapas da JornadaCoop, destacadas pelo SESCOOP/DF, que incluem autodiagnóstico, formação, encontros de executivos, execução do plano de ação e diagnóstico assistido. Cada fase tem o propósito de apoiar a evolução das cooperativas e consolidar estratégias para um futuro mais forte e alinhado aos princípios cooperativistas.

“Participar da JornadaCoop foi uma experiência transformadora!
O projeto nos levou a importantes instituições no mundo cooperativista, como a OCB/RS, a Casa do Cooperativismo, a Coopervita e o Sicredi Pioneira, e nos proporcionou momentos de grande aprendizado sobre gestão, governança e propósito.
Foi inspirador observar como essas cooperativas se estruturam com gestão sólida, planos estratégicos bem definidos e valores que orientam cada decisão. A forma como unem propósito e posicionamento frente ao mercado, cooperados e colaboradores demonstra que é possível crescer de forma sustentável sem perder a essência cooperativista.
Para mim, a visita à Casa do Cooperativismo foi um ponto alto da Jornada. Conhecer a história da cooperativa de crédito no Brasil e a resiliência do nosso patrono, Padre Theodor Amstad, demonstrou um profundo senso de pertencimento. Essa trajetória nos lembra que o cooperativismo nasceu para transformar vidas e que nossa missão vai muito além de números: é sobre pessoas, união e impacto positivo.
E mais: uma cooperativa só cumpre sua missão quando gera valor real para seus cooperados, fortalecendo vínculos e promovendo desenvolvimento.
Durante essa caminhada, desenvolvemos aprendizados em gestão estratégica, valorização da cultura cooperativista e como utilizar isso como um diferencial competitivo.
Além da prática, essa experiência trouxe inspiração para continuar crescendo com essência, fortalecendo nossa governança e estratégia sem perder o que nos torna únicos: o espírito cooperativo.
Agradecemos à OCB/DF por proporcionar essa oportunidade enriquecedora.”
Lenine Marangoni - Diretor de Operações Estratégicas Coopercompany




Comentários